1) Desenvolvimento do novo tratamento sustentável para cana-de-açúcar.

A) Ensaios em laboratório: aplicação do novo tratamento em calos embriogenéticos, para avaliação da interação entre os microrganismos selecionados e a cana-de-açúcar in vitro.

B) Ensaios em casa- de-vegetação: As plântulas, toletes, mudas pré-brotadas e propágulos vegetativos receberão o novo tratamento e serão comparados aos manejos atualmente utilizados no cultivo de cana, os ensaios serão realizados sob condições axênicas.

C) Ensaios em Fitotron : O cultivo da cana será realizado sob diferentes condições edafoclimáticas controladas, em Fitotron.

D) Ensaios em campo : Os ensaios serão realizados em cinco diferentes localidades de cultivo de cana-de-açúcar.

2) Desenvolvimento de novo processo biotecnológico.

A) Ensaios em biorreator piloto (12 litros): Utilizando-se bloqueadores de moléculas de quorum sensing diferentes para cada tipo bacteriano. O ensaio visa selecionar cultivos de células, mil vezes mais concentradas que as alcançadas atualmente em biorreatores tradicionais.

B) Produção de LCO (bioestimulante) em biorreator de 12 litros: Estudos de diferentes parâmetros (tempo de geração, fase logarítmica e produtividade máxima) no biorreator e quantificação em HPLC do bioestimulante produzido.

3) Ensaios de qualidade, validade e propriedades físico-químicas dos bioprodutos.

A) Testes de qualidade e validade – Os bioprodutos serão avaliados em dez intervalos, entre 0 e 360 dias, quanto a presença de contaminantes e concentração bacteriana.

B) Testes de sobrevivência bacteriana no solo – A avaliação será realizada ao longo de um ano, serão quantificadas as concentrações dos microorganismos.

C) Avaliação dos bioprodutos em diferentes temperaturas – Os inoculantes, bioestimulante e bioindutor foram submetidos à diferentes temperaturas ( entre 20 oC e 70 oC) e avaliadas as concentrações bacteriana e de biomoléculas

D) Determinação das propriedades físico-químicas dos bioprodutos.

ESTRADA PADRE ALDO BOLLINI, KM 76, VISINAL BRASILIO DE SANTIS

BRAGANÇA PAULISTA - SP CEP 12.929-598

SOLO SAPIENS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE INOCULANTES LTDA

CNPJ 09.093.038/0001-20

gene@grupogene.com

(11) 93367-7179