METAS FÍSICAS
1) Desenvolvimento do novo tratamento sustentável para cana-de-açúcar.
A) Ensaios em laboratório: aplicação do novo tratamento em calos embriogenéticos, para avaliação da interação entre os microrganismos selecionados e a cana-de-açúcar in vitro.

B) Ensaios em casa- de-vegetação: As plântulas, toletes, mudas pré-brotadas e propágulos vegetativos receberão o novo tratamento e serão comparados aos manejos atualmente utilizados no cultivo de cana, os ensaios serão realizados sob condições axênicas.



C) Ensaios em Fitotron : O cultivo da cana será realizado sob diferentes condições edafoclimáticas controladas, em Fitotron.

D) Ensaios em campo : Os ensaios serão realizados em cinco diferentes localidades de cultivo de cana-de-açúcar.



2) Desenvolvimento de novo processo biotecnológico.
A) Ensaios em biorreator piloto (12 litros): Utilizando-se bloqueadores de moléculas de quorum sensing diferentes para cada tipo bacteriano. O ensaio visa selecionar cultivos de células, mil vezes mais concentradas que as alcançadas atualmente em biorreatores tradicionais.

B) Produção de LCO (bioestimulante) em biorreator de 12 litros: Estudos de diferentes parâmetros (tempo de geração, fase logarítmica e produtividade máxima) no biorreator e quantificação em HPLC do bioestimulante produzido.
.jpg)

3) Ensaios de qualidade, validade e propriedades físico-químicas dos bioprodutos.
A) Testes de qualidade e validade – Os bioprodutos serão avaliados em dez intervalos, entre 0 e 360 dias, quanto a presença de contaminantes e concentração bacteriana.

B) Testes de sobrevivência bacteriana no solo – A avaliação será realizada ao longo de um ano, serão quantificadas as concentrações dos microorganismos.

C) Avaliação dos bioprodutos em diferentes temperaturas – Os inoculantes, bioestimulante e bioindutor foram submetidos à diferentes temperaturas ( entre 20 oC e 70 oC) e avaliadas as concentrações bacteriana e de biomoléculas




D) Determinação das propriedades físico-químicas dos bioprodutos.


